
Mais de cinco milhões de estudantes deverão fazer a Prova Brasil este ano. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.
A Prova Brasil foi implantada em 2005. Ela visa a avaliar o desempenho de estudantes de escolas públicas urbanas em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, ou seja, estudantes de 4ª e 8ª série.
Este ano, a Prova Brasil será aplicada entre os dias 5 e 20 de novembro. Todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova e, dessa forma, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. A outra avaliação da educação básica, o Saeb, que é amostral, permite apenas mensurar o desempenho nacional, por região e por estado.
Ao conhecer o desempenho de sua escola – com possibilidade de compará-lo às outras escolas similares - o diretor terá como saber como realmente está sua situação em relação às demais. Será possível também iniciar um movimento de trocas de boas práticas com vistas a melhorar o desempenho.
Referência: Assessoria de Imprensa do Inep
Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Tópicos e Descritores
As matrizes de Língua Portuguesa do SAEB e da PROVA BRASIL estão estruturadas da seguinte forma: na dimensão do objeto do conhecimento, foram elencados seis tópicos, conforme disposto a seguir; na dimensão competência, foram elaborados descritores referentes a cada tema ou tópico.
TÓPICO I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA
TÓPICO II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E / OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
TÓPICO III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
TÓPICO IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO
TÓPICO V – RELAÇÃO ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
TÓPICO VI – VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
Saeb e qualidade de Ensino: algumas questões
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Segundo Cesar Munhoz , "o principal diferencial do exame é possibilitar que o perfil de cada escola seja traçado, já que todos os alunos das turmas selecionadas realizam o exame. A divulgação dos dados obtidos está prevista para o ano que vem e será utilizada no cálculo do Ideb. "
Contudo, podemos perceber que há um problema de comunicação do MEC, das escolas, dos gestores e dos próprios professores. Muitas vezes não há discussão sobre os dados, e sobre para que eles vão servir. "O professor e o diretor precisam tentar entender o que os dados do Ideb significam”, diz Maria Alice Setúbal, diretora-presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) .
O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, integra informações de fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão), dados do Censo Escolar da Educação Básica e os resultados da Prova Brasil, que é aplicada pelo Inep aos estudantes ao final de cada etapa da Educação Básica. O novo índice cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. A fórmula do Ideb daria um bom assunto para uma aula de Matemática, mas, basicamente, pode ser resumida assim: quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o Ideb dessa escola. A escala vai de zero a dez.


Referência: http://www.aprendebrasil.com.br/ Leia a íntegra do Compromisso Todos pela EducaçãoConheça o estudo Aprova Brasil, o direito de aprender (publicação em pdf) (105 PÁGINAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário