terça-feira, 6 de novembro de 2007

PROVA BRASIL e SAEB

INEP
Mais de cinco milhões de estudantes deverão fazer a Prova Brasil este ano. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.
A Prova Brasil foi implantada em 2005. Ela visa a avaliar o desempenho de estudantes de escolas públicas urbanas em língua portuguesa e matemática no final dos ciclos do ensino fundamental, ou seja, estudantes de 4ª e 8ª série.
Este ano, a Prova Brasil será aplicada entre os dias 5 e 20 de novembro. Todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova e, dessa forma, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. A outra avaliação da educação básica, o Saeb, que é amostral, permite apenas mensurar o desempenho nacional, por região e por estado.
Ao conhecer o desempenho de sua escola – com possibilidade de compará-lo às outras escolas similares - o diretor terá como saber como realmente está sua situação em relação às demais. Será possível também iniciar um movimento de trocas de boas práticas com vistas a melhorar o desempenho.

Referência: Assessoria de Imprensa do Inep

Matriz de Referência de Língua Portuguesa - Tópicos e Descritores
As matrizes de Língua Portuguesa do SAEB e da PROVA BRASIL estão estruturadas da seguinte forma: na dimensão do objeto do conhecimento, foram elencados seis tópicos, conforme disposto a seguir; na dimensão competência, foram elaborados descritores referentes a cada tema ou tópico.

TÓPICO I – PROCEDIMENTOS DE LEITURA

TÓPICO II – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E / OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

TÓPICO III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

TÓPICO IV – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

TÓPICO V – RELAÇÃO ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

TÓPICO VI – VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA

Saeb e qualidade de Ensino: algumas questões
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Durante o período de 5 a 13 de novembro de 2007, os estudantes da 4.ª e 8.ª série do Ensino Fundamental de São José dos Campos, assim como cerca de 5,5 milhões de alunos de escolas públicas urbanas de todo o País, participam da segunda edição da Prova Brasil e respondem a questões de Língua Portuguesa e Matemática. A prova é realizada a cada dois anos. A avaliação, contudo, não se restringe aos alunos: educadores preencherão questionários sobre estudantes, pais, professores, condições de trabalho e a escola em si.
Segundo Cesar Munhoz , "o principal diferencial do exame é possibilitar que o perfil de cada escola seja traçado, já que todos os alunos das turmas selecionadas realizam o exame. A divulgação dos dados obtidos está prevista para o ano que vem e será utilizada no cálculo do Ideb. "
Contudo, podemos perceber que há um problema de comunicação do MEC, das escolas, dos gestores e dos próprios professores. Muitas vezes não há discussão sobre os dados, e sobre para que eles vão servir. "O professor e o diretor precisam tentar entender o que os dados do Ideb significam”, diz Maria Alice Setúbal, diretora-presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) .
O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, integra informações de fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão), dados do Censo Escolar da Educação Básica e os resultados da Prova Brasil, que é aplicada pelo Inep aos estudantes ao final de cada etapa da Educação Básica. O novo índice cruza dados de repetência e evasão com resultados de exames de desempenho. A fórmula do Ideb daria um bom assunto para uma aula de Matemática, mas, basicamente, pode ser resumida assim: quanto menos tempo os alunos de uma escola levam para completar determinada etapa do ensino, e quanto mais altas são as notas deles na Prova Brasil, melhor será o Ideb dessa escola. A escala vai de zero a dez.
Munhoz conta que "o que se pretende com o Ideb é traçar um mapa mais detalhado das escolas do Brasil, identificando aquelas que precisam não apenas de mais investimentos, mas principalmente de assessoria para otimizar seus processos e ensinar melhor. O Ideb também vai ajudar no monitoramento da evolução desses alunos e escolas. Isto porque ele está vinculado a um plano de metas. A média brasileira do Ideb está atualmente entre 3 e 4. Para 2021, a previsão é de que seja de, pelo menos, 6 pontos. Cada escola tem sua própria meta. Se todas a cumprirem, o resultado nacional será esse. "Ao fornecerem seus dados para o Educacenso, as escolas assinam o compromisso Todos Pela Educação, um pacto por meio do qual instituições, municípios e unidades federativas se comprometem a tomar uma série de medidas. A União se compromete a oferecer o apoio técnico para a tomada dessas medidas. As escolas com menores resultados no Ideb poderão receber também ajuda financeira. Da mesma forma, escolas que se destacarem no cumprimento das metas serão premiadas com aumento de verbas. É possível não assinar o compromisso e, portanto, não estar sujeito ao índice e às metas. Mas quem decidir por esta opção deve enfrentar obstáculos como, por exemplo, não poder fechar acordos que dependam de repasses do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).




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